Carreira Inquieta

Siga nas Redes

O Ano Vira, a Inquietude Fica: Por Que Não Desejo a Você um 2026 “Tranquilo”

Chegamos àquela época do ano. O momento em que somos bombardeados por retrospectivas emocionantes e, principalmente, pela pressão social de criar listas de “resoluções de ano novo”.

A promessa é sedutora: na virada do dia 31 para o dia 1º, um portal mágico se abre e temos uma página em branco. “Ano novo, vida nova”, dizem.

Eu prefiro ser realista com vocês.

Como Pós-Doutor, lido com dados concretos. Como empreendedor, sei que as demandas e os boletos dos meus clientes não tiram férias. E como um adulto com TDAH diagnosticado tardiamente, sei que meu cérebro não vai “resetar” magicamente à meia-noite.

A nossa neurodivergência, a nossa impulsividade, a nossa dificuldade com rotinas, mas também o nosso hiperfoco e a nossa criatividade… tudo isso acorda conosco no dia 1º de janeiro.

Por isso, eu não vou usar este espaço para te desejar um ano de “paz e calmaria”. Para pessoas com carreiras inquietas como as nossas, calmaria demais muitas vezes soa como tédio ou estagnação.

O meu desejo para você em 2026 é diferente.

Eu desejo que você tenha um ano de inquietude direcionada.

  1. Que você pare de gastar energia lutando contra a sua natureza e comece a gastar energia criando estratégias para usá-la a seu favor.

  2. Que você troque a culpa por não ser “organizado como os outros” pelo orgulho de entregar resultados extraordinários do seu jeito “caótico”.

  3. Que você abrace os desafios complexos que o mercado te trouxer, pois é neles que a nossa mente brilha.

Olhe para 2025 não pelo que você deixou de fazer, mas pelo que você sobreviveu e conquistou. Foi difícil? Foi. Teve momentos de exaustão? Com certeza. Mas você está aqui, pronto para o próximo round.

Em 2026, desejo a você menos promessas vazias e mais estratégia bruta. Menos vitimismo e mais execução.

O mundo precisa da nossa energia, desde que saibamos canalizá-la.

Um abraço, e nos vemos no ano que vem — provavelmente na correria, do jeito que a gente gosta.